Tenho verdadeira paixão por livros em geral e por livros de culinária em particular. Se me perguntarem quantos possuo,não saberei responder, mas acreditem que são muitos!!! Posso mesmo considerar que ADORO e COLECIONO livros de cozinha,por isso,já sabem: se têm livros de cozinha, antigos ou modernos, que considerem sem interesse para vós, eu recebo-os de bom grado!!! Nos livros e,mais recentemente, nos programas e canais de televisão que se dedicam à cozinha, aprendem-se sempre truques e receitas que transformam o nosso dia a dia. Uma das minhas receitas favoritas, e também um dos bolos que mais vendo nas minhas Memórias de Amanhã, é, sem dúvida,o Cheesecake de Frutos Vermelhos, receita que me foi dada pela minha filha-Obrigada, Tita! - e adaptada por mim,porque sou incapaz de seguir à risca qualquer receita... Este Cheesecake,que é uma delícia, leva, como se sabe, bastante queijo creme,o que encarece o bolo. Assim, partilho convosco uma dica da Clara de Sousa:podemos fazer o nosso queijo creme caseiro! Como? Eu passo a explicar:
QUEIJO CREME CASEIRO:
Ingredientes:
1 pote grande de Iogurte Grego ( 1 kg)
Preparação:
Vire do avesso um saco de pão de pano, dos antigos, (daqueles que qualquer pessoa tinha no enxoval) e verta todo o conteúdo para dentro do saco. É importante que vire o saco para que o queijo não fique entranhado nas costuras do mesmo.
Pendure o saco numa colher de pau, atravessada sobre um recipiente alto e profundo, de modo que o fundo do saco não assente no soro que se vai libertando.
Deixe durante a noite.
Na manhã seguinte, retire o queijo que se formou do iogurte.
Guarde-o num recipiente fechado, sem qualquer condimento, se quiser usá-lo simples, porexemplo nos Cheesecakes.
Caso queira usá-lo para barrar tostas, ou para fazer servir como entrada, tempere-o com sal e ervas a gosto.